Mesa manicura com aspirador – uma Recomendação MÉDICA na prevenção de DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

mesa manicura com aspirador
[vc_row][vc_column][vc_gutenberg]

A ausência de uma mesa de manicure com aspirador no dia a dia dos profissionais de salões de beleza faz com que a manicure e pedicure esteja exposta à inalação de poeiras de unhas que são formadas durante o processo de limagem e remoção de gel ou acrílico das unhas, especialmente usando dispositivos mecânicos. Devido ao seu pequeno tamanho, as partículas dessas poeiras são capazes de penetrar nos bronquíolos e alvéolos, geralmente também como transportadores de material infeccioso.

 

Segundo um estudo realizado no EUA por Shendell et al (2018) 31% das manicures apresentam sintomas de irritação nos olhos, nariz, garganta, pulmão e pele e dores de cabeça. Aproximadamente 3 em 4 relataram problemas na mucosa e/ou irritação da pele e mais de 50% experimentaram dores de cabeça e tiveram menos sintomas quando fora do trabalho. [1]

 

AGENTES PROMOTORES DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM SALÕES DE BELEZA

 

Os profissionais de salão de beleza são rotineiramente expostos a uma variedade de produtos químicos incluindo agentes cancerígenos (formaldeído), endócrinos disruptores (ftalatos), teratógenos (tolueno), sensibilizadores (metacrilatos), e respiratórios irritantes (acetona, acetonitrila e acetato de isopropil).

Shendell, D. et al (2018)

 

Além dos muitos compostos orgânicos voláteis emitidos a partir de produtos utilizados para revestimentos de unhas, unhas artificiais, produtos de limpeza, adesivos e removedores de revestimento, partículas contendo compostos semi-voláteis podem ser emitidos diretamente na zona respiratória por atividades como limagem e modelagem de unhas artificiais e revestidas e aplicação de pós acrílicos.

 

As partículas resultantes da limagem das unhas de acrílico ou gel incluem: tosilamido-formaldeído sintético, acrílico, vinil, poliéster, poliamida, alquil, aril-alquilsulfonil-uretano, resinas de tosilamida-epóxi, plastificantes, corantes orgânicos ou inorgânicos (óxidos de metal), ingredientes que transmitem perolado (guanina, mica), opaco (dióxido de titânio e oxicloreto de bismuto), monômeros e oligômeros acrílicos (por exemplo, metacrilatos, acrilatos de uretano, dimetacrilatos, triacrilatos, tetraacrilatos), ésteres acrílicos, fotoiniciadores e benzofenona.[2].

 

MESA DE MANICURA COM ASPIRADOR COMO PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NAS TAREFAS MANICURA

 

As profissionais de manicura podem lidar no seu dia a dia com unhas doentes, inerentes ao contato com material biológico potencialmente infecioso. A transmissão de infeção bacteriana, viral ou fúngica pode ocorrer através do contato direto ou através das ferramentas utilizadas. Importante também deve ser atribuído à exposição aérea a agentes biológicos na forma de bioaerossóis – sistema que consiste em ar, microrganismos e outras partículas presentes nele.

 

A utilização de de uma mesa de manicure com aspirador de micromotores com aspiração ajudam a reduzir o contacto com bioaerossóis.

 

A QUALIDADE DO AR NOS SALÕES DE BELEZA

 

O exame do ar em salões de beleza e a análise de poeiras formadas durante o processo de remoção e limagem de unhas mostraram a presença de bactérias (incluindo várias espécies de estafilococos, estreptococos, micrococos, bacillus sp. e fungos. Além disso, eles entram em contato com a conjuntiva.

 

O efeito da exposição ocupacional a substâncias voláteis e poeiras das unhas são reações de irritação na conjuntiva, pele e mucosa oral, nariz e garganta. Aproximadamente 32% dos profissionais em manicura e pedicure apresentam doenças respiratórias – geralmente asma, além de sinusite, infeções respiratórias recorrentes, tosse crónica, irritação da mucosa nasal e bronquite [1].

 

Resultados de análises categóricas mostraram que os salões de beleza que apresentam boa ventilação do ar e utilizam aspiradores de mesa tinham níveis pessoais medidos significativamente mais baixos de tolueno e acetato de etila [4].

 

Segundo o estudo de Cora Roelofs & Tuan Do (2012) 64% dos salões não possuíam sistema de ventilação mecânica para fornecer ar fresco e / ou exaustão ar contaminado.

 

A falta de ventilação adequada é motivo de grande preocupação devido à presença de substâncias potencialmente perigosas. A presença de vapores de metacrilato de metila (ethyl methacrylateem) resultantes do monomer e acrilico presentes em salões com pouca ventilação está associada a sintomas de rinite alérgica, como hiper lacrimação, desconforto ocular, rajadas de espirros, coriza, sendo todos eles dependentes do tempo de exposição.

 

Estudos demonstraram que o monômer acrílico também podem reagir com outros compostos acrílicos, capazes de iniciar sintomas alérgicos em exposições subsequentes em outros locais de trabalho.

 

A exposição a esses compostos, principalmente com alta volatilidade, é difícil de eliminar em salões de beleza, geralmente com ventilação insuficiente.

 

Por isso recomenda-se a utilização de um extrator de pó de unhas eficaz com níveis de sucção superior a 300m3/h  que elimine amplamente a exposição à inalação de partículas nocivas.

Cora Roelofs & Tuan Do (2012)

 

Segundo relatos em alguns estudos, estima-se que a esteticista inale anualmente cerca de 4 kg de poeira prejudicial. Importante realçar que também é absorvida pelos próprios clientes.

 

SISTEMA DE PURIFICAÇÃO DO AR PARA SALÕES DE BELEZA

 

Com um sistema de extração de pó o ar é limpo de partículas, poeira, mas o cheiro, odores, toxinas e substâncias voláteis mais leves permanecem no ar. Com o sistema de purificação de odores baseado em carvão ativado é possível neutralizar esses odores. O carvão ativado neutraliza odores e toxinas purificando o ar com concentrações médias a altas de odores, solventes ou gases tóxicos sem ingestão de odores. 

 

Bloco Purificador de Ar de odores deacrilico
Sistema de Eliminação de Odores AK

 

Mesa manicura com aspiração utilizando um filtro hipoalergénico F8 > classe de pó M 90-95% 0,4 / 1000 milímetros com dimensão 220 cm2 complementado com um Sistema de Eliminação de Odores AK com 3 filtros de carvão ativado garantem a manutenção de uma qualidade funcionando como verdadeiros purificadores do ar de bio aerossóis nocivos à saúde do profissionais manicura.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

[1] Shendell, D. et al (2018). Assessing Acute Symptoms Related to Occupational Exposures Among Nail Salon Technicians. Volume 60, Number 4, April. Journal of Occupational and Environmental Medicine.

 

[2] Brian Pavilonis, Cora Roelofs & Carly Blair (2018) Assessing indoor air quality in New York City nail salons, Journal of Occupational and Environmental Hygiene, 15:5, 422-429.

 

[3] Reutman, S. et al (2009).  A Pilot Respiratory Health Assessment of Nail Technicians: Symptoms, Lung Function, and Airway Inflammation. AMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL MEDICINE 52:868–875

 

[4] Quach, T. et al (2011) Characterizing Workplace Exposures in Vietnamese Women Working in California Nail Salons. Supplement 1, 2011, Vol 101, No. S1. American Journal of Public Health.

 

[5] Garcia,L. (2014). Prevalência de agravos respiratórios em profissionais de salões de beleza da cidade de Cuiabá-MT, no ano de 2013. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso para obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.

 

[6] Cora Roelofs & Tuan Do (2012). Exposure Assessment in Nail Salons: An Indoor Air Approach. Volume 2012. International Scholarly Research Network. ISRN Public Health

 

[7] Moise, L. et al ( 2015). Allergic contact dermatitis sensitization to acrylates: case report. https://www.researchgate.net/publication/322331303_Allergic_contact_dermatitis_sensitization_to_acrylates_case_report

[/vc_gutenberg]
New

Mesa Manicura com Aspirador

Bloco Purificador Ar – Carvão Activado

480,00  c/ IVA

Para reduzir vapores contendo solventes do acrílico. Neutraliza os odores do Acrílico. Ideal para quem trabalha 8-10 horas / dia com acrilico.

Mesa Manicura com Aspirador

Mesa Manicura com Aspiração FTS

1.310,00  c/ IVA

  • Sucção: 530 m³ /h 
  • Garantia: 5 anos
  • Ruído: 52 dB
  • Consumo Energia: 82w 
  • Dimensão: 127 x 75 x 75 cm
  • Filtro:  Hipoalergénico

[vc_separator border_width=”2″][vc_column_text]

PEDIDO DE INFORMAÇÃO MESA MANICURA COM ASPIRADOR E SISTEMA DE PURIFICAÇÃO

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwY2xhc3MlM0QlMjJwaXBlZHJpdmVXZWJGb3JtcyUyMiUyMGRhdGEtcGQtd2ViZm9ybXMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRndlYmZvcm1zLnBpcGVkcml2ZS5jb20lMkZmJTJGSFZaaWFtbVc1RzNlaEhqYmM0VlphcnRld01wSlQ0aVNhZ2FQMkhCNEM4Wk9Yam5PR3BPbElYNlNHT21oZkJGJTIyJTNFJTNDc2NyaXB0JTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3ZWJmb3Jtcy5waXBlZHJpdmUuY29tJTJGZiUyRmxvYWRlciUyMiUzRSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRSUzQyUyRmRpdiUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *