Mesa de Manicura com Aspirador – uma Recomendação MÉDICA

Mesa de Manicura com Aspirador – uma Recomendação MÉDICA

A IMPORTÂNCIA DE TER UMA MESA DE MANICURA COM ASPIRADOR – Recomendação MÉDICA na prevenção de DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A ausência de uma mesa de manicura com aspirador no dia a dia dos profissionais de salões de beleza faz com que a manicure e pedicure esteja exposta à inalação de poeiras de unhas que são formadas durante o processo de limagem e remoção de gel ou acrílico das unhas, especialmente usando dispositivos mecânicos. Devido ao seu pequeno tamanho, as partículas dessas poeiras são capazes de penetrar nos bronquíolos e alvéolos, geralmente também como transportadores de material infeccioso.

Segundo um estudo realizado no EUA por Shendell et al (2018) 31% das manicures apresentam sintomas de irritação nos olhos, nariz, garganta, pulmão e pele e dores de cabeça. Aproximadamente 3 em 4 relataram problemas na mucosa e/ou irritação da pele e mais de 50% experimentaram dores de cabeça e tiveram menos sintomas quando fora do trabalho. [1]

AGENTES PROMOTORES DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM SALÕES DE BELEZA

Os profissionais de salão de beleza são rotineiramente expostos a uma variedade de produtos químicos incluindo agentes cancerígenos (formaldeído), endócrinos disruptores (ftalatos), teratógenos (tolueno), sensibilizadores (metacrilatos), e respiratórios irritantes (acetona, acetonitrila e acetato de isopropil).

Shendell, D. et al (2018)

Além dos muitos compostos orgânicos voláteis emitidos a partir de produtos utilizados para revestimentos de unhas, unhas artificiais, produtos de limpeza, adesivos e removedores de revestimento, partículas contendo compostos semi-voláteis podem ser emitidos diretamente na zona respiratória por atividades como limagem e modelagem de unhas artificiais e revestidas e aplicação de pós acrílicos.

As partículas resultantes da limagem das unhas de acrílico ou gel incluem: tosilamido-formaldeído sintético, acrílico, vinil, poliéster, poliamida, alquil, aril-alquilsulfonil-uretano, resinas de tosilamida-epóxi, plastificantes, corantes orgânicos ou inorgânicos (óxidos de metal), ingredientes que transmitem perolado (guanina, mica), opaco (dióxido de titânio e oxicloreto de bismuto), monômeros e oligômeros acrílicos (por exemplo, metacrilatos, acrilatos de uretano, dimetacrilatos, triacrilatos, tetraacrilatos), ésteres acrílicos, fotoiniciadores e benzofenona.[2].

MESA DE MANICURA COM ASPIRADOR COMO PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NAS TAREFAS MANICURA

As profissionais de manicura podem lidar no seu dia a dia com unhas doentes, inerentes ao contato com material biológico potencialmente infecioso. A transmissão de infeção bacteriana, viral ou fúngica pode ocorrer através do contato direto ou através das ferramentas utilizadas. Importante também deve ser atribuído à exposição aérea a agentes biológicos na forma de bioaerossóis – sistema que consiste em ar, microrganismos e outras partículas presentes nele.

A utilização de de uma mesa de manicura com aspirador de micromotores com aspiração ajudam a reduzir o contacto com bioaerossóis.

A QUALIDADE DO AR NOS SALÕES DE BELEZA

O exame do ar em salões de beleza e a análise de poeiras formadas durante o processo de remoção e limagem de unhas mostraram a presença de bactérias (incluindo várias espécies de estafilococos, estreptococos, micrococos, bacillus sp. e fungos. Além disso, eles entram em contato com a conjuntiva.

O efeito da exposição ocupacional a substâncias voláteis e poeiras das unhas são reações de irritação na conjuntiva, pele e mucosa oral, nariz e garganta. Aproximadamente 32% dos profissionais em manicura e pedicure apresentam doenças respiratórias – geralmente asma, além de sinusite, infeções respiratórias recorrentes, tosse crónica, irritação da mucosa nasal e bronquite [1].

Resultados de análises categóricas mostraram que os salões de beleza que apresentam boa ventilação do ar e utilizam aspiradores de mesa tinham níveis pessoais medidos significativamente mais baixos de tolueno e acetato de etila [4].

Segundo o estudo de Cora Roelofs & Tuan Do (2012) 64% dos salões não possuíam sistema de ventilação mecânica para fornecer ar fresco e / ou exaustão ar contaminado.

A falta de ventilação adequada é motivo de grande preocupação devido à presença de substâncias potencialmente perigosas. A presença de vapores de metacrilato de metila (ethyl methacrylateem) resultantes do monomer e acrilico presentes em salões com pouca ventilação está associada a sintomas de rinite alérgica, como hiper lacrimação, desconforto ocular, rajadas de espirros, coriza, sendo todos eles dependentes do tempo de exposição.

Estudos demonstraram que o monômer acrílico também podem reagir com outros compostos acrílicos, capazes de iniciar sintomas alérgicos em exposições subsequentes em outros locais de trabalho.

A exposição a esses compostos, principalmente com alta volatilidade, é difícil de eliminar em salões de beleza, geralmente com ventilação insuficiente.

Segundo relatos em alguns estudos, estima-se que a esteticista inale anualmente cerca de 4 kg de poeira prejudicial. Importante realçar que também é absorvida pelos próprios clientes.

SSTEMA DE PURIFICAÇÃO DO AR PARA SALÕES DE BELEZA

Com um sistema de extração de pó o ar é limpo de partículas, poeira, mas o cheiro, odores, toxinas e substâncias voláteis mais leves permanecem no ar. Com o sistema de purificação de odores baseado em carvão ativado é possível neutralizar esses odores. O carvão ativado neutraliza odores e toxinas purificando o ar com concentrações médias a altas de odores, solventes ou gases tóxicos sem ingestão de odores. 

 

Mesa de Manicura com Aspirador – uma Recomendação MÉDICA
Sistema de Eliminação de Odores AK

 

Mesa de manicura com aspiração utilizando um filtro hipoalergénico F8 > classe de pó M 90-95% 0,4 / 1000 milímetros com dimensão 220 cm2 complementado com um Sistema de Eliminação de Odores AK com 3 filtros de carvão ativado garantem a manutenção de uma qualidade funcionando como verdadeiros purificadores do ar de bio aerossóis nocivos à saúde do profissionais manicura.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Shendell, D. et al (2018). Assessing Acute Symptoms Related to Occupational Exposures Among Nail Salon Technicians. Volume 60, Number 4, April. Journal of Occupational and Environmental Medicine. [2] Brian Pavilonis, Cora Roelofs & Carly Blair (2018) Assessing indoor air quality in New York City nail salons, Journal of Occupational and Environmental Hygiene, 15:5, 422-429. [3] Reutman, S. et al (2009).  A Pilot Respiratory Health Assessment of Nail Technicians: Symptoms, Lung Function, and Airway Inflammation. AMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL MEDICINE 52:868–875 [4] Quach, T. et al (2011) Characterizing Workplace Exposures in Vietnamese Women Working in California Nail Salons. Supplement 1, 2011, Vol 101, No. S1. American Journal of Public Health. [5] Garcia,L. (2014). Prevalência de agravos respiratórios em profissionais de salões de beleza da cidade de Cuiabá-MT, no ano de 2013. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso para obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva. [6] Cora Roelofs & Tuan Do (2012). Exposure Assessment in Nail Salons: An Indoor Air Approach. Volume 2012. International Scholarly Research Network. ISRN Public Health [7] Moise, L. et al ( 2015). Allergic contact dermatitis sensitization to acrylates: case report. https://www.researchgate.net/publication/322331303_Allergic_contact_dermatitis_sensitization_to_acrylates_case_report
New

Mesa Manicura com Aspirador

Bloco Purificador Ar – Carvão Activado

480,00  c/ IVA

Para reduzir vapores contendo solventes do acrílico. Neutraliza os odores do Acrílico. Ideal para quem trabalha 8-10 horas / dia com acrilico.

Mesa Manicura com Aspirador

Mesa de Manicura com Aspirador FTS 120cm

1.310,00  c/ IVA

  • Sucção: 530 m³ /h 
  • Garantia: 5 anos
  • Ruído: 52 dB
  • Consumo Energia: 82w 
  • Dimensão: 127 x 75 x 75 cm
  • Filtro:  Hipoalergénico
[vc_separator border_width=”2″][vc_column_text]

PEDIDO DE INFORMAÇÃO MESA DE MANICURA COM ASPIRADOR E SISTEMA DE PURIFICAÇÃO

[vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwY2xhc3MlM0QlMjJwaXBlZHJpdmVXZWJGb3JtcyUyMiUyMGRhdGEtcGQtd2ViZm9ybXMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRndlYmZvcm1zLnBpcGVkcml2ZS5jb20lMkZmJTJGSFZaaWFtbVc1RzNlaEhqYmM0VlphcnRld01wSlQ0aVNhZ2FQMkhCNEM4Wk9Yam5PR3BPbElYNlNHT21oZkJGJTIyJTNFJTNDc2NyaXB0JTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3ZWJmb3Jtcy5waXBlZHJpdmUuY29tJTJGZiUyRmxvYWRlciUyMiUzRSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRSUzQyUyRmRpdiUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *