FUNGOS NAS UNHAS : Terapia Fotodinâmica > 99% Eficaz

protocolo-terapia-fotodinamica

Terapia Fotodinâmica LED PACT® MED no COMBATE AOS FUNGOS NAS UNHAS

Neste artigo é apresentado o protocolo de terapia fotodinâmica no tratamento dos fungos nas unhas dos pès com 99% de eficácia após 6 meses. Fungos nas unhas é curável! Com uma combinação personalizada de pomada UREA e PACT® terapia fotodinâmica. Estas instruções de tratamento baseiam-se na experiência clínica e na prática podiátrica de muitas centenas de profissionais.

 

A ONICOMICOSE – INFEÇÃO FÚNGICA NAS UNHAS

A infeções fúngicas afetam 10 a 30% da população mundial, possui vários agentes causadores, formas de se apresentar e fatores de risco. Um aumento na prevalência é devido a mais indivíduos imunocomprometidos, incluindo pessoas com diabetes, maior expectativa de vida, maior urbanização e uso de calçado moderno oclusivo.

Gupta, A. &Versteeg, S. (2017). A critical review of improvement rates for laser therapy used to treat toenail onychomycosis. J. Eur. Acad. Dermatol. Venereol, , 31, 1111–1118

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Tratamiento de la infección de hongos en las uñas - uso doméstico.

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Ungüento de tratamiento de hongos de uñas con 40% de urea para uso doméstico complementario al trabajo de pedicura médica

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Dispositivo de fototerapia para el tratamiento del hongo de uñas - clase de dispositivo médico IIa (93/42 / CEE)

 
 

 

TERAPIAS DISPONÍVEIS

  • Avulsão cirúrgica – remoção total da unha
  • Medicamentosa sistémica – mas a duração do tratamento pode ser estendido até 12 meses, o que pode levar a efeitos colaterais sistémicos significativos – danos no fígado / coração
  • Medicamentosa tópica –  apresentam baixa eficiência – com taxas de cura completas abaixo de 20% devido a várias dificuldades relacionadas com a penetração do fármaco na placa ungueal
  • Terapia Laser – é um tratamento não farmacológico que se pensa induzir a atividade fungicida através de um efeito foto térmico no tecido afetado, resultando numa rápida elevação na temperatura  e na consequente morte celular dos fungos
  • Terapia Fotodinâmica  – A luz dentro de um espectro estreito definido (630 nM) é usada para estimular um agente fotossensibilizador – corante não tóxico, fenotiazina como o azul de toluidina (cloreto de tolónio) aplicado diretamente na área-alvo e absorvido pelo organismo-alvo, resultando na formação de espécies reativas de oxigénio (v.g. radicais livres ) que destroem seletivamente o tecido infectado.

 

TERAPIA FOTODINÂMICA deTRATAMENTO DOS FUNGOS NAS UNHAS

 

PACT®:  Photodynamic AntimiCrobial Therapy – Terapia Antimicrobiana Fotodinâmica

A Terapia Antimicrobiana Fotodinâmica:

 

  • envolve o uso de reações fotoquímicas mediadas pela interação de agentes fotossensibilizadores, luz e oxigénio
  • esta terapia inovadora é rápida, segura e indolor
  • sem efeitos colaterais. sem resistências.

 

PROTOCOLO PACT®MED TERAPIA FOTODINÂMICA

 

1. DIAGNÓSTICO DE FUNGOS NAS UNHAS

 

1. DIAGNÓSTICO DE FUNGOS NAS UNHAS
Infeção fúngica ligeira

Existem sinais e sintomas característicos de infeção por fungos nas unhas, por isso um diagnóstico visual é geralmente suficiente. Começa como uma mancha branca ou amarela sob a ponta da unha. À medida que a infeção fúngica se aprofunda, o fungo ungueal pode causar descoloração, espessamento e descamação da unha na borda.

Para identificação exata das espécies de fungos, é necessário fazer uma cultura. Nem toda mudança de unha é um caso de onicomicose.

Existem inúmeras causas, por exemplo, psoríase ou infeções que podem ter sintomas semelhantes. A psoríase ungueal e o fungo ungueal, em particular, são facilmente confundidos, porque ambas as doenças podem tipicamente ter descolorações das unhas amarelas, castanhas ou cinzentas.

Se a infeção for grave ou o diagnóstico não for definitivo, por favor, certifique-se de contactar um médico antes de efetuar tratamento de fungos nas unhas com PACT ®MED TERAPIA FOTODINÂMICA.

Em caso de dúvida, o paciente pode ser encaminhado a um especialista pedicure ou podologista ou pode submeter a um laboratório uma amostra de raspagem de unha, preferencialmente na região entre o material da unha infetado e saudável com o objetivo de realizar um exame microscópico ou microbiológico.

 

2. AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA INFEÇÃO FÚNGICA

 

2. AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA INFEÇÃO FÚNGICA
A categorização da gravidade da infecção por fungos nas unhas baseia-se na classificação de Carney et al. published in JAMA Dermatology 2011: Onychomycosis Severity Index (Arch Dermatol. 2011 Nov;147(11):1277-82; Freely available from “The JAMA Network”; www.jamanetwork.com).

 

3. REMOÇÃO DO MATERIAL INFETADO – FUNGOS NAS UNHAS

 

3. REMOÇÃO DO MATERIAL INFETADO
Remoção mecânica do material infetado – fungos nas unhas – em todas as unhas (a. + b.)
Em caso de infeção grave diluir previamente a superfície da unha (c.)

 

4. APLICAÇÃO PACT® UREA 40 > POMADA COM 40% UREIA 

 

4. APLICAÇÃO PACT® UREA 40 > POMADA COM 40% UREIA

O tratamento com PACT® UREA 40 pode ser suficiente para uma infeção ligeira, pois contém ureia a 40%. O PACT® UREA 40 pode dissolver a parte quebradiça ou infetada por fungos na unha. A parte danificada da unha pode ser separada e cuidadosamente cortada ou removida com uma lima de unhas.

 

  • Torne completamente áspera a zona onde há danos ou lugares infetados com fungos com o auxílio de uma broca ( carbide ). Remova o material da unha com a ajuda de um alicate.
  • De seguida aplique a pomada PACT® UREA 40 generosamente uma vez por dia, de preferência após o banho,  na unha afetada, de modo que toda a superfície da unha, incluindo a superfície saudável, seja coberta. Cubra a unha tratada desta forma com um emplastro por 24 horas.
  • Repita o tratamento com a pomada todos os dias, retire o excesso de pomada da última aplicação usando a lixa de unhas fornecida  < KIT tratamento onicomicose PACT® UREA 40 – 10g > ou uma tesoura de unha para destacar a parte danificada da unha.
  • Dependendo da severidade da infeção por fungos e da espessura da unha > duração do tratamento 2 a 3 semanas.

 

5 – TERAPIA FOTODINÂMICA PACT® MED LED

 

5 - TERAPIA FOTODINÂMICA PACT® MED LED

 

  • Após cobrir a unha generosamente com PACT® Nail Fungus Gel iluminar durante pelo menos 9m 30s com a lâmpada PACT®. É melhor posicionar o protetor antirreflexo de silicone cerca de 1 mm acima da borda da unha.Após o tratamento inicial do passo 4. de 2 a 3 semanas, a parte danificada da unha deve ser retirada, o material de unha amolecida pode agora ser removido por um especialista em pedicure ou podologista.
  • A unha agora está macia e flexível e pode regredir de forma saudável. A pomada PACT® UREA 40 deve ser aplicada diariamente sem emplastro,  para manter a unha macia até que esteja totalmente regenerada  > duração tratamento indicativo  3 – 6 meses
  • Combinação com um tratamento com PACT® MED LED permite melhorar ou acelerar o sucesso da terapia

 

7 – TRATAMENTO DE UMA INFEÇÃO FÚNGICA  MÉDIA

 

infeção fúngica severa

 

  • Após o tratamento inicial do passo 4. de 2 a 3 semanas, a parte danificada da unha deve ser retirada, o material de unha amolecida pode agora ser removido por um especialista em pedicure ou podologista
  • Assim que o material da unha afetado pelo fungo tenha crescido em 50%, a rebarbação deve ser realizada novamente e o tratamento repetido.
  • Duração do tratamento: 3 aplicações do PACT® MED após o Tratamento fungos nas unhas PACT® UREIA 40%: 1 vez por mês durante 3 a 6 meses

8 – TRATAMENTO DE INFEÇÃO GRAVE

 

Se o crescimento da unha for muito lento ou parar completamente, o tratamento que leva a uma unha saudável não será mais possível. Outros fatores que podem agravar o prognóstico incluem:

 

  • infeção da matriz ungueal
  • infeção por trauma
  • pé diabético
  • doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)
  • insuficiência venosa crônica
  • imunossupressão

 

  • O tratamento da infeção grave requer uma combinação de aplicação diária de Tratamento fungos nas unhas PACT® UREIA 40% e iluminação regular com PACT® MED durante um período de pelo menos 6 meses até um ano.
  • Duração do tratamento em caso de infeção grave: 3 aplicações do PACT® MED após a aplicação do PACT® UREA 40 e 1 vez por mês durante pelo menos 6 meses.
  • Entre os tratamentos PACT® MED, aplique o PACT® UREA 40 diariamente, sem emplastro, para manter a unha macia e prevenir o novo crescimento do fungo ungueal.
  • Na ausência de regeneração de material saudável das unhas, a aplicação de PACT® MED deve ser aumentada para 2 x mensais.
  • Em caso de infeção da unha, a iluminação também pode ser realizada semanalmente.

EXEMPLO DE TRATAMENTO DE INFECÇÃO GRAVE

 

Documentação: Podologista Peter Kovar, Stuttgart

 

Documentação: Podologista Peter Kovar, Stuttgar

EXEMPLO DE TRATAMENTO DE INFECÇÃO FÚNGICA MÉDIA

 

Documentação: Pedicure Natalia Belokopytova, Santa Maria da Feira

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Angelo, T. et al. ( 2017) Chemical and physical strategies in onychomycosis topical treatment: A review. Medical Mycology. 55, 461–475

Gupta et al (2013). Therapies for the treatment of onychomycosis. Clinics in Dermatology .31, 544–554

Ghannoum, M. et al (2018). Epidemiology of onychomycosis. In Onychomycosis; Rigopoulos, D., Elewski, B., Richert, B., Eds.; John Wiley & Sons: Hoboken, NJ, USA.

Ghannoum, M. & Isham N. (2014). Fungal nail infections (onychomyco-sis): a never-ending story? PLoS Pathog; 10:1–5.

Figueiredo, S. (2014). Randomized controlled trial comparing photodynamic therapy based on methylene blue dye and fluconazole for toenail onychomycosis. Dermatol, Ther, 27, 43–47.

Gupta, A. &Versteeg, S. (2017). A critical review of improvement rates for laser therapy used to treat toenail onychomycosis. J. Eur. Acad. Dermatol. Venereol, , 31, 1111–1118

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Tratamiento de la infección de hongos en las uñas - uso doméstico.

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Ungüento de tratamiento de hongos de uñas con 40% de urea para uso doméstico complementario al trabajo de pedicura médica

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Dispositivo de fototerapia para el tratamiento del hongo de uñas - clase de dispositivo médico IIa (93/42 / CEE)

 
 

 

OS DESAFIOS DAS TERAPIAS

  • onicomicose – fungos nas unhas é contagiosa e notoriamente difícil de tratar
  • Atingir a cura completa pode levar até 18 meses
  • Entre os casos, 20 a 25% não atingem a cura completa 
  • As taxas de recaída atingem 10 a 53% devido à presença de esporos residuais de fungos
  • A eficácia é limitada pelo lento crescimento das unhas dos pés, espessura da queratina das unhas, impedindo a penetração de medicamentos tópicos e sistémicos e a sobrevivência de fungos nos ambientes circundantes  (como calçados) por longos períodos.

 

TERAPIAS DISPONÍVEIS

  • Avulsão cirúrgica – remoção total da unha
  • Medicamentosa sistémica – mas a duração do tratamento pode ser estendido até 12 meses, o que pode levar a efeitos colaterais sistémicos significativos – danos no fígado / coração
  • Medicamentosa tópica –  apresentam baixa eficiência – com taxas de cura completas abaixo de 20% devido a várias dificuldades relacionadas com a penetração do fármaco na placa ungueal
  • Terapia Laser – é um tratamento não farmacológico que se pensa induzir a atividade fungicida através de um efeito foto térmico no tecido afetado, resultando numa rápida elevação na temperatura  e na consequente morte celular dos fungos
  • Terapia Fotodinâmica  – A luz dentro de um espectro estreito definido (630 nM) é usada para estimular um agente fotossensibilizador – corante não tóxico, fenotiazina como o azul de toluidina (cloreto de tolónio) aplicado diretamente na área-alvo e absorvido pelo organismo-alvo, resultando na formação de espécies reativas de oxigénio (v.g. radicais livres ) que destroem seletivamente o tecido infectado.

 

TERAPIA FOTODINÂMICA deTRATAMENTO DOS FUNGOS NAS UNHAS

 

PACT®:  Photodynamic AntimiCrobial Therapy – Terapia Antimicrobiana Fotodinâmica

A Terapia Antimicrobiana Fotodinâmica:

 

  • envolve o uso de reações fotoquímicas mediadas pela interação de agentes fotossensibilizadores, luz e oxigénio
  • esta terapia inovadora é rápida, segura e indolor
  • sem efeitos colaterais. sem resistências.

 

PROTOCOLO PACT®MED TERAPIA FOTODINÂMICA

 

1. DIAGNÓSTICO DE FUNGOS NAS UNHAS

 

1. DIAGNÓSTICO DE FUNGOS NAS UNHAS
Infeção fúngica ligeira

Existem sinais e sintomas característicos de infeção por fungos nas unhas, por isso um diagnóstico visual é geralmente suficiente. Começa como uma mancha branca ou amarela sob a ponta da unha. À medida que a infeção fúngica se aprofunda, o fungo ungueal pode causar descoloração, espessamento e descamação da unha na borda.

Para identificação exata das espécies de fungos, é necessário fazer uma cultura. Nem toda mudança de unha é um caso de onicomicose.

Existem inúmeras causas, por exemplo, psoríase ou infeções que podem ter sintomas semelhantes. A psoríase ungueal e o fungo ungueal, em particular, são facilmente confundidos, porque ambas as doenças podem tipicamente ter descolorações das unhas amarelas, castanhas ou cinzentas.

Se a infeção for grave ou o diagnóstico não for definitivo, por favor, certifique-se de contactar um médico antes de efetuar tratamento de fungos nas unhas com PACT ®MED TERAPIA FOTODINÂMICA.

Em caso de dúvida, o paciente pode ser encaminhado a um especialista pedicure ou podologista ou pode submeter a um laboratório uma amostra de raspagem de unha, preferencialmente na região entre o material da unha infetado e saudável com o objetivo de realizar um exame microscópico ou microbiológico.

 

2. AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA INFEÇÃO FÚNGICA

 

2. AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA INFEÇÃO FÚNGICA
A categorização da gravidade da infecção por fungos nas unhas baseia-se na classificação de Carney et al. published in JAMA Dermatology 2011: Onychomycosis Severity Index (Arch Dermatol. 2011 Nov;147(11):1277-82; Freely available from “The JAMA Network”; www.jamanetwork.com).

 

3. REMOÇÃO DO MATERIAL INFETADO – FUNGOS NAS UNHAS

 

3. REMOÇÃO DO MATERIAL INFETADO
Remoção mecânica do material infetado – fungos nas unhas – em todas as unhas (a. + b.)
Em caso de infeção grave diluir previamente a superfície da unha (c.)

 

4. APLICAÇÃO PACT® UREA 40 > POMADA COM 40% UREIA 

 

4. APLICAÇÃO PACT® UREA 40 > POMADA COM 40% UREIA

O tratamento com PACT® UREA 40 pode ser suficiente para uma infeção ligeira, pois contém ureia a 40%. O PACT® UREA 40 pode dissolver a parte quebradiça ou infetada por fungos na unha. A parte danificada da unha pode ser separada e cuidadosamente cortada ou removida com uma lima de unhas.

 

  • Torne completamente áspera a zona onde há danos ou lugares infetados com fungos com o auxílio de uma broca ( carbide ). Remova o material da unha com a ajuda de um alicate.
  • De seguida aplique a pomada PACT® UREA 40 generosamente uma vez por dia, de preferência após o banho,  na unha afetada, de modo que toda a superfície da unha, incluindo a superfície saudável, seja coberta. Cubra a unha tratada desta forma com um emplastro por 24 horas.
  • Repita o tratamento com a pomada todos os dias, retire o excesso de pomada da última aplicação usando a lixa de unhas fornecida  < KIT tratamento onicomicose PACT® UREA 40 – 10g > ou uma tesoura de unha para destacar a parte danificada da unha.
  • Dependendo da severidade da infeção por fungos e da espessura da unha > duração do tratamento 2 a 3 semanas.

 

5 – TERAPIA FOTODINÂMICA PACT® MED LED

 

5 - TERAPIA FOTODINÂMICA PACT® MED LED

 

  • Após cobrir a unha generosamente com PACT® Nail Fungus Gel iluminar durante pelo menos 9m 30s com a lâmpada PACT®. É melhor posicionar o protetor antirreflexo de silicone cerca de 1 mm acima da borda da unha.Após o tratamento inicial do passo 4. de 2 a 3 semanas, a parte danificada da unha deve ser retirada, o material de unha amolecida pode agora ser removido por um especialista em pedicure ou podologista.
  • A unha agora está macia e flexível e pode regredir de forma saudável. A pomada PACT® UREA 40 deve ser aplicada diariamente sem emplastro,  para manter a unha macia até que esteja totalmente regenerada  > duração tratamento indicativo  3 – 6 meses
  • Combinação com um tratamento com PACT® MED LED permite melhorar ou acelerar o sucesso da terapia

 

7 – TRATAMENTO DE UMA INFEÇÃO FÚNGICA  MÉDIA

 

infeção fúngica severa

 

  • Após o tratamento inicial do passo 4. de 2 a 3 semanas, a parte danificada da unha deve ser retirada, o material de unha amolecida pode agora ser removido por um especialista em pedicure ou podologista
  • Assim que o material da unha afetado pelo fungo tenha crescido em 50%, a rebarbação deve ser realizada novamente e o tratamento repetido.
  • Duração do tratamento: 3 aplicações do PACT® MED após o Tratamento fungos nas unhas PACT® UREIA 40%: 1 vez por mês durante 3 a 6 meses

8 – TRATAMENTO DE INFEÇÃO GRAVE

 

Se o crescimento da unha for muito lento ou parar completamente, o tratamento que leva a uma unha saudável não será mais possível. Outros fatores que podem agravar o prognóstico incluem:

 

  • infeção da matriz ungueal
  • infeção por trauma
  • pé diabético
  • doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)
  • insuficiência venosa crônica
  • imunossupressão

 

  • O tratamento da infeção grave requer uma combinação de aplicação diária de Tratamento fungos nas unhas PACT® UREIA 40% e iluminação regular com PACT® MED durante um período de pelo menos 6 meses até um ano.
  • Duração do tratamento em caso de infeção grave: 3 aplicações do PACT® MED após a aplicação do PACT® UREA 40 e 1 vez por mês durante pelo menos 6 meses.
  • Entre os tratamentos PACT® MED, aplique o PACT® UREA 40 diariamente, sem emplastro, para manter a unha macia e prevenir o novo crescimento do fungo ungueal.
  • Na ausência de regeneração de material saudável das unhas, a aplicação de PACT® MED deve ser aumentada para 2 x mensais.
  • Em caso de infeção da unha, a iluminação também pode ser realizada semanalmente.

EXEMPLO DE TRATAMENTO DE INFECÇÃO GRAVE

 

Documentação: Podologista Peter Kovar, Stuttgart

 

Documentação: Podologista Peter Kovar, Stuttgar

EXEMPLO DE TRATAMENTO DE INFECÇÃO FÚNGICA MÉDIA

 

Documentação: Pedicure Natalia Belokopytova, Santa Maria da Feira

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Angelo, T. et al. ( 2017) Chemical and physical strategies in onychomycosis topical treatment: A review. Medical Mycology. 55, 461–475

Gupta et al (2013). Therapies for the treatment of onychomycosis. Clinics in Dermatology .31, 544–554

Ghannoum, M. et al (2018). Epidemiology of onychomycosis. In Onychomycosis; Rigopoulos, D., Elewski, B., Richert, B., Eds.; John Wiley & Sons: Hoboken, NJ, USA.

Ghannoum, M. & Isham N. (2014). Fungal nail infections (onychomyco-sis): a never-ending story? PLoS Pathog; 10:1–5.

Figueiredo, S. (2014). Randomized controlled trial comparing photodynamic therapy based on methylene blue dye and fluconazole for toenail onychomycosis. Dermatol, Ther, 27, 43–47.

Gupta, A. &Versteeg, S. (2017). A critical review of improvement rates for laser therapy used to treat toenail onychomycosis. J. Eur. Acad. Dermatol. Venereol, , 31, 1111–1118

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Tratamiento de la infección de hongos en las uñas - uso doméstico.

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Ungüento de tratamiento de hongos de uñas con 40% de urea para uso doméstico complementario al trabajo de pedicura médica

PREÇO sob consulta > Iniciar Sessão

Dispositivo de fototerapia para el tratamiento del hongo de uñas - clase de dispositivo médico IIa (93/42 / CEE)

 
 

5 thoughts on “FUNGOS NAS UNHAS : Terapia Fotodinâmica > 99% Eficaz

  1. ai copywriting says:

    Simply wish to say your article is as astonishing. The clarity for your post is just excellent and that i can think you are knowledgeable in this subject.
    Fine along with your permission allow me to snatch your feed to keep updated with approaching post.
    Thanks a million and please continue the gratifying work.

  2. video says:

    I’m truly enjoying thhe desiign and layout of your blog.
    It’s a very easy oon thhe eyews which mmakes it muxh mode pleasant ffor me tto come
    here and visit more often. Diid yyou hie oout a designer
    tto reate your theme? Outstanding work!

  3. 0bfyb5 says:

    Whatt i don’t understood iss in reality howw yyou aree nnot realy muc mpre smartly-appreciated thban yoou mayy be now.
    Youu aree very intelligent. You knokw tjus significantly in relation to this topic,
    prduced me forr my part cnsider itt from numedous varied angles.

    Its likee mmen annd omen aare not involved unlkess it’s onee thing tto do wuth Giirl gaga!
    Your owwn stuffs excellent. At alll times care for iit up!

  4. e8f1gi says:

    Supperb blog you hwve here bbut I was curious
    about if you knew of anyy usr disussion forums that cpver thhe ssme topics discussedd here?
    I’d rreally love tto bbe a part oof online communigy where I caan gget opinikons from other knowledgeable people that shasre thee samne interest.

    If you ave aany suggestions, please let mee know.

    Many thanks!

  5. cialis and viagra sales says:

    I loved as much as you will receive carried out right
    here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.

    nonetheless, you command get bought an nervousness over that
    you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the
    same nearly a lot often inside case you shield this increase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *