Beneficios da Equinácea na Pedicura

Beneficios da Equinácea na Pedicura

Beneficios da Equinácea na Pedicura

A equinácea é uma planta, natural da América do Norte, largamente utilizada pela população nativa americana, na medicina tradicional, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia.

O nome científico desta planta é Echinacea spp. e as espécies mais conhecidas são Echinacea purpurea e Echinacea angustifolia, as quais têm um formato de flor rosa.

A equinácea é muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados, aliviando a coriza e a tosse, principalmente por causa de sua propriedade anti-inflamatória e antialérgica.

Atualmente, são usadas várias partes da planta, como preparado seco ou fresco, para fazer infusões, sumos, extratos, cápsulas ou comprimidos, e preparações para aplicação na pele, em feridas e outros problemas de pele. Existem nove espécies de equinácea contudo, as mais vulgarmente utilizadas, são a Echinacea purpureaEchinacea angustifolia e Echinacea pallida.

A equinácea é uma planta tem muitos benefícios devido às suas propriedades:

  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antimicrobiana;
  • Desintoxicante;
  • Laxativa;
  • Imune estimulante;
  • Antialérgica.

A equinácea é um dos fitoterápicos mais estudados e utilizados do mundo. Estima-se que essa planta possa tratar basicamente qualquer infecção. Por isso, é usada há centenas de anos – antes mesmo da América do Norte ser colonizada, os nativos norte-americanos já conheciam os benefícios da erva.

 

Cuida da nossa pele

Os mesmos estudos garantem que a equinácea pode ser bastante útil no tratamento de queimaduras solares e doenças de pele como a psoríase e eczema. Há quem aplique diretamente nas zonas afetadas o seu óleo, já que, por ter uma ação antibacteriana e antiviral, impede que feridas abertas fiquem infetadas. Eu aconselho a que seja sempre visto pelo seu médico ou dermatologista. Este profissional conhece o seu historial clínico e será a melhor pessoa para aconselhar o melhor tratamento para si.

 

No tratamento dos pés o creme com equinácea – aumenta a capacidade de regeneração da pele, aumenta sua resistência a fatores externosestimula processos de renovação celular e melhora a condição de hidratação das camadas mais profundas da epiderme. Graças à echinacea, a pele seca recupera seu equilíbrio hidrolipídico

 

Combate Bactérias e Vírus

 

As propriedades antimicrobianas da espuma cremosa com equinácea aumenta a produção de células boas no nosso organismo, ou seja aquelas que ajudam a combater doenças causadas por diversos vírus e bactérias. Para além disso, esta planta contém componentes que inibem estes vírus e bactérias de entrarem nas células saudáveis. Desta forma são reduzidas as hipóteses de contrair infeções.

 

Reduz as inflamações

 

Os componentes activos da equinácea ajudam a reduzir as inflamações e as dores associadas a irritações. Sabia que há quem a utilize para diminuir as dores nas articulações? A razão é esta: o seu óleo ajuda no tratamento de queimaduras solares.

 

Acelera o processo de cicatrização

 

A equinácea acelera o processo de cura e cicatrização de feridas, pois estimula a formação de novas células na pele. Eliminando também as bactérias do sistema de forma a evitar infeções.

 

webgrafia:

https://www.tuasaude.com/equinacea/

https://cuidai.com.br/equinacea/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *